Kung Fu Kids

KUNG FU PARA CRIANÇAS

Para sermos bem sucedidos em alguma atividade não podemos deixar de pensar no objetivo que temos  e no meio pelo qual alcançaremos este objetivo.

Uma criança hoje no Brasil ou Estados Unidos dificilmente terá o mesmo objetivo de uma criança chinesa ao treinar kung fu. Exemplo, as crianças que iniciam seu treinamento no templo shaolin têm objetivos religiosos/espirituais e os atingem também através do treino marcial. Como shaolin é um templo budista, o caminho da auto iluminação  envolve superar a vaidade, o apego, dominar a mente entre outras coisas, por um  caminho que é  complexo e diferente para nossa cultura... 

                    

Isso precisa estar claro para que o nível de exigência e comparação não seja equivocado.!!!

A proposta da Wing Fu é introduzir a criança na ideia de desenvolvimento integral das artes marciais:  Mente,  Corpo e Coração.

Quer dizer saúde, equilíbrio e aperfeiçoamento para o corpo, para a mente e para suas emoções. 

Corpo – desenvolver de forma harmônica as capacidades físicas (força, velocidade, flexibilidade), habilidades básicas bem como equilíbrio, coordenação motora fina e grossa.

Mente – no aspecto de pensar sobre o movimento, porque e como se movimentar, controlar a força e tônus muscular, tempo de reação, habilidade de criar movimentos e aplica-los em diferentes situações.

              - no aspecto de obter clareza mental, favorecendo o raciocínio, calma, autocontrole,

Coração - refere-se tanto a vitalidade para viver e lutar  quanto  a  intensão, utilizar suas habilidades para ajudar o próximo, respeitar, ser verdadeiro.

 Estes três aspectos refletem diretamente no seu comportamento e se expressam diretamente nos seus movimentos.                  

Além destes três aspectos  o kung fu compartilha com a criança, plantando uma sementinha, a ideia de  mestre . Mestria é obter  excelência no que se propõe a fazer, seja em culinária, engenharia, medicina, luta...

Sobre as aulas

Uma característica peculiar do kung fu é o treinamento baseado na natureza e nos movimentos dos animais.

Cada animal possui características  de defesa e ataque. No kung fu existem vários treinamentos que alegoricamente exploram essas possibilidades de movimento em um sistema de luta.

Para as crianças os movimentos dos animais são uma forma lúdica e eficaz de se exercitar.

As experiências que temos durante a infância são muito importantes porque constroem um repertório de possibilidades para a vida adulta. Quem brinca e passa por diversas experiências motoras aprende atividades mais complexas com maior facilidade. Aprendemos através de experiências, elas valem mais que ouro.

Muitos pais pensam que se colocarem a criança em uma atividade esportiva desde pequenininho aumentam as chances de se sucesso pelo tempo de especialização.   Por outro lado conhecer as diversas possibilidades do corpo contribui para uma formação básica rica em comparação a especialização esportiva na infância.

Como na escola de educação básica, aprendemos diversas matérias (português, matemática, história...) para no futuro nos especializarmos.

A aula de kung fu para crianças visa explorar movimentos dos animais no contexto marcial e desenvolver principais capacidades físicas e habilidades básicas. 

 

Tema

Objetivo

Tigre

Força e resistência

Garça

Equilíbrio

Macaco

Técnicas de rolamento e salto simples

Louva-a-deus

Velocidade

Serpente

Precisão, propriocepção

Chutes

Equilíbrio e força

Bastão e facão

Habilidades de manipulação

Movimentos de mãos

Coordenação motora fina

 katis/formas de animais

Criatividade, segurança, cognição

Coordenação motora, esquema corporal

Lutas de simples complexidade               

Equilíbrio, força e precisão